terça-feira, 9 de novembro de 2010

Critica - " A Vida de Brian"

Sejam benvindos à minha primeira critica de filme. Decidi começar por um que adoro, portanto não percamos mais tempo!

A VIDA DE BRIAN ( 1979)


Comecei a ver os sketches dos Monty Python por mero acaso, em 2008. Sempre tive alguma curiosidade e quando vi, gostei. Tanto que fiquei com uma enorme vontade de ver os filmes. E no meu aniversário ofertaram me dois sendo que um foi  "A Vida de Brian".

Ora bem, para quem não sabe ( shame on you!), o Monty python foram um grupo de comediantes britânico, que esteve no activo desde finais dos anos 60 até inícios dos anos 80. Começaram ,em 1969, com um programa de televisão  na BBC chamado " Monty Python´s Flying Circus", que foi um êxito e trouxe ao mundo novas formas de fazer humor. Quando acabou, os seis decidiram que tinham capacidades para transpor o seu trabalho para o grande ecrã. Fizeram-no 3 vezes e das três safaram se bem como o raio!

Em 1979, depois de terem feito "Monty Python e o Cálice Sagrado" ( que irei abordar aqui também), fizeram " A Vida de Brian", a história de um homem da judeia que é sem querer confundido com um messias.

Qual é o meu parecer sobre este filme? Adoro-o. Com todas as letras da palavra. Eu adoro " A Vida de Brian" e não tenho medo de o dizer! Se a relação entre humanos e obras primas cinematográficas fosse permitida eu casava com este filme. Escusado será dizer que quando me perguntam qual é o meu filme favorito eu respondo que é este pois tenho imensas razões para tal.

A história começa com os Reis Magos a viajar até à manjedoura onde nasceu Jesus Cristo e , exactamente no mesmo dia, nasceu Brian, a personagem principal do filme.E garanto-vos que quase de certeza vão rir nos primeiros 5 minutos de filme por causa dessa cena. Depois disso  avançamos décadas no tempo, onde vemos que Brian de Nazaré ( interpretado por Graham Chapman) e a sua mãe ( interpretada por Terry Jones, que também é o realizador do filme) vivem numa Judeia ocupada por Romanos e onde todos são oprimidos mas não podem fazer muito contra isso pois os Romanos são mais fortes. Brian, que está farto de toda essa opressão, conhece então um grupo de revolucionários que tem como intenção expulsar os romanos da sua terra. Brian acaba por se juntar ao grupo e a partir daí desencadeia-se uma série de eventos hilariantes e que vão dar a volta ao filme.

Todos os membros dos Monty Python têm papeis excelentes e todos têm mais do que uma personagem ( Michael Palin tem 10 personagens diferentes ao longo do filme), tal como foram eles os seis que escreveram a história.

Acho que a beleza d´" A Vida de Brian" está no facto de que, para além de ser comédia, faz uma sátira boa, inteligente e hilariante, principalmente à religião ( pois creio que a maior parte deles, senão todos, eram ateus). Eu pessoalmente considero me crente num ser superior ( deísta) e mesmo assim não só adoro toda a sátira feita como concordo em praticamente todos os aspectos satirizados. Não só a religião é parodiada neste filme. Muitos dos hábitos que se acreditavam ter nessas épocas são gozados de formas que muito pouca gente conseguiria fazer.

Sinceramente, o fim do filme é um dos meus momentos favoritos de sempre da história do cinema. É possível que já o tenham visto pois é extremamente conhecido. Não vou dizer qual é mas apenas digo que envolve esta música.

Claro que um filme destes a satirizar a religião no tempo de Jesus Cristo ia dar chatice pois os fanáticos religiosos não podem ver ninguém a gozar com as crenças religiosas, coitadinhos!
Entre essas, diz se que o filme goza com o sofrimento de Jesus Cristo, o que já foi desmentido pelos próprios Monty Python pois Jesus aparece como personagem no filme, separado da principal. Depois existem certas acusações contra os ensinamentos do cristianismo que, a meu ver , são absolutamente patéticos. Como uma cena do filme em que é dito que as pessoas não precisam de seguir ninguém e que têm o poder de pensar sozinhas.
Muita gente o criticou pois é, de facto, dependente de acreditar num ser nunca viu nem sabe se existe e que sem antes o consultar não pode viver a sua vida...

Por causa disto, o filme foi banido em certas partes do Reino Unido e até de países inteiros por todo o mundo. De facto houve sítios em que o filme só foi exibido nos cinemas o ano passado! E isto mostra como o ser humano tem uma dificuldade tremenda e idiota em gozar com o que aparentemente pode ou não reger a maneira como vivemos.

Há que realçar que foi um filme que esteve perto de não ser feito porque o produtor decidiu não apostar nele por causa do conteúdo religioso, meros dias antes do inicio das filmagens( lá está a mente-capta de certos indivíduos...) . Ao auxilio veio George Harrison! Sim, o ex-Beatle, que era fã dos Monty Python, doou parte do seu dinheiro e produziu o filme. E ainda bem que o fez!

Opinião final:

" A Vida de Brian" é mais do que uma obra prima do cinema. É uma comédia que nos ensina que somos seres humanos responsáveis e que devemos sempre lutar pelos nossos ideais, e não deixar que sejamos obrigados a fazer as coisas por outras entidades. É hilariante, divertido, parvo, inteligente, tem uma grande história com interpretações brilhantes a acompanhar e eu adoro

Classificação ( 0-100): 100%, muito sólido!

1 comentário:

  1. eu sempre ouvi falar sobre este filme até que eu fui assisti-lo, não deu outra adorei o filme ri muito,filme muito bom.

    ResponderEliminar