terça-feira, 16 de novembro de 2010

Critica aleatória - "Alguém tem que ceder"

Sou um pouco exigente no que toca a comédias românticas. Têm de ter um equilibrio dos dois géneros para eu, normalmente, gostar delas. E há umas bastante boas. Outras, renunciam à comédia e tornam-se engraçadinhas. Outras são más...

Mas a que vos falo hoje é uma das melhores que já vi e realmente funciona.

"Alguém Tem que Ceder" ( 2003)



Devo dizer que gostei muito de ver este filme no cinema, embora não o tenha apreciado como queria, pelo menos no fim, porque estava aflitinho para ir fazer xixi. Entretanto revi-o e posso dizer que é um filme bom. E, apesar de ter uma história muito simples, funciona bem.

Quando digo que a história é simples, é mesmo! O filme conta a história de Harry Sanborn ( Jack Nicholson), um mulherengo de meia idade, que costuma namorar apenas raparigas com menos de 30 anos. Assim é, até que a sua mais recente conquista, Marin ( Amanda Peet), decide levá-lo à casa de praia da sua familia, mas são supreendidos por estar lá a mesma, incluindo a sua mãe Erica ( Diane Keaton) e a tia Zoe ( Frances McDonald), onde Harry e Erica são apresentados. Entretanto Harry tem um ataque cardiaco e vai parar ao hospital, decidindo assim que a sua relação com Marin não chegará a lado nenhum. Entretanto começa a passar mais tempo com Erica e acabam por se envolver. E o resto acontece.

Gosto bastante dos dois actores principais do filme e , devo dizer, que nunca vi um mau filme com o Jack Nicholson. Mas quem rouba, a meu ver, as luzes da ribalta no que toca a interpretações é Diane Keaton.
Juro-vos que é capaz de ser a melhor performance feminina que já vi num filme de comédia. Não só nas partes para rir, como nas partes sérias, a Diane Keaton mostra que mereceu o Globo de Ouro de Melhor actriz de Comédia que ganhou e o Oscar para melhor actriz para o qual foi nomeada. Se forem cépticos vejam este video até mais ou menos aos 3:00 e digam lá se não se riem!





Apesar de ser ela o melhor do filme ( e reparem que o Rotten Tomatoes concorda comigo), os outros actores dão boas performances também. Jack Nicholson também está muito bem e sem ele o filme com certeza não seria a mesma coisa. O Keanu Reeves aparece a dada altura e não ache que tenha sido um papel absolutamente brilhante. Quer dizer, não é mau mas era um papel que qualquer bom actor poderia representar.O argumento, apesar de não ser muito original, é bom e entretém.

Em termos de pontos negativos, acho que é muito grande ( tem mais de 2 horas) e a dada altura começa a engonhar muito e a história para de avançar para aí durante uma meia hora. Mas o climax compensa, não se preocupem. ( e não estou a falar o sentido sexual. Embora também se possa aplicar ao filme.

Opinião final:

É uma comédia romântica, com alguns aspectos que a diferencia das outras, sem perder os dois elementos constituintes do género, sendo rica em momentos para rir e contendo a lamechice requerida. Com boas interpretações e um dos papeis da vida da Diane Keaton, " Alguém tem que Ceder" é um filme bastante bom de se ver e de se gostar.

Classificação: 83%

Sem comentários:

Enviar um comentário