Há um preconceito bastante grande em relação a comédias românticas de adolescentes. Pessoalmente não tenho nada contra e para dizer a verdade gosto de uma mão cheia de alguns filmes do género. Porém, não posso dizer que costumam ser filmes muito bons. A maioria das vezes as interpretações deixam a desejar e a história por vezes é bem fatela. Mas de vez em quando filmes originais e bastante bons até. É o caso de "Easy A".
Começo por dizer que gostei realmente deste filme e que fiquei muito surpreendido por esse facto. É um filme simples mas que mesmo assim é bom entertenimento e, por isso um filme razovelmente bom.
Basicamente conta a história de Olive Penderghast ( Emma Stone) , uma rapariga do secundário normalíssima que de repente, por causa de um mal entendido, fica mal vista na escola pois todos pensam que ela perdeu a virgindade num fim de semana anterior, apesar de o ter dito apenas porque não queria dizer que esteve o fim de semana sem fazer nada. Por causa disso, na escola é vista como "pega" e por isso aumenta a sua popularidade com os rapazes. Assim, ela começa a aproveitar se disso e finge manter essa reputação, apesar de não fazer rigorosamente nada do que diz que fez.Pelo meio uma das raparigas, virgem por opção, que é quem inicialmente espalha o " segredo" de Olive, tenta fazê-la ver que o que ela tem feito não está correcto. Olive começa depois a perceber que ter uma reputação por vezes não é o mais importante. O filme é contado em flashback pela própria Olive, a contar o sucedido.
Em primeiro lugar teria muito gosto de colocar o titulo em português, se gostasse dele. Aliás se houvesse. Este filme não saiu em Portugal e é uma pena. Pena pela forma como por vezes o cinema português é tratado. Filmes bastante bons até são ignorados e alguns belos pedaços de fezes de búfalo são colocados no lugar. O "Scott Pilgrim vs the World" estreou em 3 cinemas em todo o país. E muitos outros, como o Easy A, nem sequer tiveram a dignidade de ter uma estreia em sala. Enquanto isso filmes como o Saw ou o Jackass estão lá semana após semana.
Bom, em relação ao filme, provavelmente acharão que o argumento não é assim nada de especial. E, embora não seja uma ideia orginalissima, é bem tratada e realizada. E por isso resulta bem.
Gosto do conceito da história em flashback e tem partes muito muito engraçadas.
Na minha opinião esta comédia de adolescentes parece uma critica algo subtil a outras do mesmo género, apesar de se ter tornado numa por si só e admiro bastante isso num filme. Muitas das referências ao adolescente tipicamente americano são muito engraçadas e são bem construídas
O ponto mais forte do filme é sem duvida a Emma Stone no papel principal. É uma actriz bastante boa ( também nesse sentido mas com talento também.) e merece o destaque que Hollywood lhe tem estado a dar nos ultimos tempos. Consegue ao mesmo tempo fazer uma adolescente típica mas com uma personalidade que se destaca de alguns dos outros filmes do género. Gostei também bastante do Dan Byrd, que interpreta Brandon, o amigo gay de Olive, o qual ela ajuda a melhorar também a reputação. É interessante e parece genuino. A Lisa Kudrow e o Thomas Haden Church fazem um casal de docentes, ele um professor de inglês e ela a psicóloga da escola. E devo dizer que ambos estão bastante bem. Uma das cenas com a Lisa Kudrow fez me dizer " AAAH!" de admiração a certa altura.
Apesar de tudo, acho que o filme se torna um pouco previsível perto do final, o qual confesso que não tenha sido o melhor, e que o ritmo perde-se a certa altura. De resto o filme é, no geral, bastante original.
Também não gostei particularmente da personagem típica de melhor amiga interpretada por Alyson Michalka. Achei-a pouco original e irritante.
O filme divide a comunidade daquela escola numa hierarquia que já vimos em outros filmes. Mas fá-lo de forma diferente. Claro que há os mais populares e os menos populares mas não há uma grande evidência para isso. O mais evidente e que ´´e mais focado em " Easy A" é a forma como a reputação de uma pessoa pode afectar drasticamente a forma como é vista pelos outros e, devo confessar, que é retratado de forma fantástica no filme.
Opinião final:
Embora não ache que seja brilhante, " Easy A" é certamente um retrato realista e divertido do adolescente típico americano. Bem realizado e estruturado, interpretação fantástica, e um argumento inteligente, colocam este filme num novo patamar das comédias adolescentes
Classificação: 81%
Concordo com tudo que disse.
ResponderEliminarEstranhamente aceitei assistir ao filme, não sei porque, talvez por querer distrair a mente mesmo, e juro que esperava algo como Meninas malvadas e afins...
Não sou muito de comédia, e confesso que são raros os filmes que me fazem rir, como "queime depois de ler", "os excêntricos Tenembauns" e Homens que miravam Cabras", mas encantadoramente esse filme me fez dar muitas gargalhadas e terminei com um sorriso imenso no rosto, com a atuação mais do que perfeita da protagonista e um roteiro singelo mas muito Bom...
Bem, comédias adoro ver, por acaso. Estava à espera que esta fosse muito esquecivel mas acaberi por gostar imenso. Muito obrigado pelo comentário ;)
ResponderEliminar