quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Critica aleatória - " The Expandables"

Bom, não era para colocar mais nenhuma mas assim deixo-vos uma prenda de Natal atrasada. E o que será melhor para a última critica de 2010, do que filme deste ano que menos gostei.

Quando falamos em filmes de acção em quem pensamos? Arnold Schwarzengger. Sim, mas esse deixou de ser " actor" e passou a ser "politico". 
Em quem mais? Sylvester Stallone! Um individuo que não acho que seja um actor horrivel mas que já fez uns filmes assim... como dizer? ... maus.
 Olhe-se "Pára ou a Mamã dispara", considerado uma das piores comédias já feitas e isso vê-se só pelo titulo. Depois decidiu singrar pela realização. Realizou alguns da saga Rocky ( no qual ele é protagonista) e a sequela de " A Febre de Sábado à noite". Um filme de dança. Giro... 


Em 2010, Stallone quis fazer uma coisa em grande! Reuniu todas as estrelas de filmes de Acção desde ele próprio ao Jet Li, passando pelo Dolph Lungreen ( credo...) e tendo até cameos do Bruce Willis e do próprio Schwarzengger! O resultado? "The Expendables"!



O que achei deste filme? Bom, quando o vi achei muito mau. Mas olhando um pouco para trás, posso concluir que é oficalmente coiso. Nem é bom nem é mau. É um filme de acção e a minha opinião da maior parte destes filmes de acção formuláticos é sempre a mesma.Não me aquece nem me arrefece. Não é esquecivel mas não é um bom filme. É melhor do que muitos filmes do género mas não é um filme bom. 

" Os Mercenários" tem como protagonista Barney Ross, o líder de um grupo de mercenários experientes que há muito apenas conhecem a realidade do preço em troca da misericórdia. A C.I.A. contrata este grupo de mercenários para que se infiltrem numa ilha Sul Americana, com o intuito de pôr fim ao reinado de terror do General Garza (David Zayas) e do barão da droga que financia o seu governo, James Munroe (Eric Roberts)." ( Obrigado ao site http://www.ante-cinema.com/ pelo resumo)

A maior parte de vós sabe a minha opinião sobre filmes de acção. São formuláticos, e, para mim, não dão entertenimento algum, porque são sempre só tiros e/ou porrada e/ou explosões e/ou "motherfucker" para aqui e "motherfucker para ali". Este... não é excepção. A única diferença é que todas essas estrelas de filmes de acção deste tipo entram neste filme.

A interpretação não é totalmente terrivel mas deixa um muito a desejar. Apreciei ver tanta vedeta de filmes de acção todos juntos e realmente uma parte deles tinha uma boa quimica com os outros. Fosse Steven Seagal estrela neste filme ( felizmente recusou o convite) seria um dos piores actores no filme. O prémio vai para Dolph Lundgreen, que no Rocky IV até teve uma interpretação interessante.

Estão a ver aquela cena épica no " The Shining" em que o Jack Nicholson parte a porta com um machado, e depois diz o clássico " Here´s Johnny", a cara que ele faz? Essa é a cara que o Dolph Lundgreen tem o filme todo. E não estou a exagerar! TODO! Quando luta, quando " expressa as emoções", quando está a falar normalmente. Provavelmente até a faz durante o acto sexual. É uma actuação péssima e era dispensável
Depois há aquelas cenas fantásticamente parvas e irrealistas. Como um dos personagens que vai ter com um individuo que a namorada anda a comer enquanto ele esteve fora como mercenário ( elaborado, hein?) e, no meio do campo de basquete, o ameaça. Então, numa cena à desenho animado, os companheiros de jogo dizem " Nós ajudamos te!". E levam porrada. A forma como a cena desenvolve é muito estúpida. E há muitas outras como esta.

Para crédito do filme, o argumento não é uma coisa horrenda. Tem uma história por detrás e é explicado razoavelmente e a realização do Stallone até é bem feita. O problema é que mancham todo o filme com as cenas tipicas dos filmes de acção. Explosões, lutas, mortes parvas, uma miuda gira pelo meio,explosões, lutas, o vilão que é  sempre no final derrotado. Só faltou mesmo o Chuck Norris e o Van Damme e era a rebaldaria total!

A melhor personagem e a que fez uma papel muito decente foi a do Mickey Rourke. Ironicamente, é a que menos tempo de ecrã tem. É boa porque faz apenas de tatuador e não entra em nenhuma das cenas de acção, portanto é a personagem com a maior densidade psicológica. As cenas em que ele e o Stallone falam um com o outro são das melhores do filme. De realçar também os cameos de Bruce Willis e de Schwarzennegger, que tem cerca de 5 falas. Mesmo assim a piada entre Stallonne e  Willis:

W: What´s up with him?

S: He wants to be president

É sublime, está engraçada e é a melhor fala do filme inteiro


Opinião final:

Melhor do que uma grande maioria dos filmes do género, "The Expendables" é uma coisa que me passa ao lado e que certamente não verei de novo tão cedo. Apesar de os actores até terem uma boa quimica, cameos engraçados e uma grande performance do Mickey Rourke, não passa de um filme de acção tipico, mesmo não sendo horrivel, a mim não me entreteve.  Pouco mais do que lutas, tiros, explosões e a cara psicopata constante do Dolph Lungreen, vai certamente agradar muito a fãs do género, mas para os outros vai provavelmente dar ao mesmo.

Classificação:  48 %

Sem comentários:

Enviar um comentário