sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

2010 em cinema

2010 foi um ano bom para o cinema que eu vi. A maior parte de anos anteriores. Não se podedizer que sido o melhor ano de sempre em cinema mas 2010 foi sem duvida, pelo que vi, bastante rico. Ainda tenho de ver alguns dos melhores filmes do ano ( Inception, "The King´s Speech" e " Black Swan", principalmente) mas o que vi gostei.

 Mesmo assim creio que posso já dizer que o filme do ano, a meu ver é Toy Story 3.Porque terminou uma das mais brilhantes trilogias de sempre. Porque não se limitou a ser mais uma sequela, quis ser um filme separado, e nisso foi bem sucedido. Pensou nas crianças, nos adultos e naqueles como eu que eram crianças quando os dois primeiros sairam. Já o vi 3 vezes este ano e poderia ver mais. Sem dúvida o melhor filme de uma saga fantástica.

O meu segundo lugar vai para " Scott Pilgrim vs the World", a experiência visual cinematográfica mais ignorada este ano.Primeiro porque nos EUA rendeu menos do que esperavam. Em Portugal, para além de estrear um mês depois de ter saído em DVD, no país de origem, estreou em TRÊS( sim, leram bem) três cinemas. Dois na Grande Lisboa e outro em Gondomar...
Depois admiram-se da pirataria a aumentar. Põem filmes mentalmente retardados como a saga Crepusculo ou o Saw em 3D ( que renderam dinheiro, mas tiveram uma miséria de criticas) e filmes bons como este em 3 num país com centenas deles ( e actualmente só está num). O Easy A, por exemplo, nem sequer teve a dignidade de dar no cinema, apesar de ser a melhor comédia adolescente do ano. Mas tem sido assim de há uns tempos para cá.

Mas voltando ao Scott Pilgrim, é de facto um filme espantoso. Em termos visuais dá gosto de ver e a história, fantasticamente adaptada da BD original, é muito boa. Edgar Right já tinha provado ao mundo com "Hot Fuzz" e " Shaun of the Dead" ( que infelizmente ainda não vi) o mestre da realização humoristica que é. Um filme que penso que todos deveriam ver porque é mesmo uma experiência.

" A Rede Social", considerado por muitos o melhor filme do ano, é de facto um grande filme. Está muito longe de ser brilhante, a meu ver, mas está muito bem feito, em termos de argumento e de interpretações principalmente.

Foi também um ano mais valorizado na Animação, com filmes como Megamind, Despicable Me, How to Train Your Dragon, Shrek Forever After e Tangled, que certamente serão vistos como potenciais candidato a Oscar. Mas se não ganha o Toy Story 3 o de Melhor filme de animação, eu vou a Los Angeles e incendeio aquela merda toda.

Filmes independentes como "The Kids Are All Right" e " Paper Man" tiveram os seu destaque, e merecido a meu ver.

Mas nem todos os filmes foram bons. Outros foram mais ou menos como " Diary of a Wimpy kid" ( que não chega aos calcanhares dos livros), "The Bounty Hunter" ( que não é assim tão mau...), " Grown Ups" ( continuo a dizer que não é um mau filme mas podia estar muito melhor), "The Switch" ( o mesmo caso que o Grown Ups".

Depois aqueles simplesmente que eu não gostei. O caso " The Expendables" ( o pior do ano, até agora, pois até aos Oscares quero ver se vejo mais alguns), " Vampires Suck", " Cães e Gatos: A vingança de Kitty Galore".

Um bom ano para o cinema. Vamos ver o que 2011 nos traz.

Feliz Ano Novo a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário