quarta-feira, 9 de março de 2011

Critica - "Rango"

Uma das coisas que mais admiro quando vejo filmes é quando a criatividade dos géneros é posta em prática, especialmente com a comédia. Ou seja, gosto bastante quando os filmes pegam num género cinematográfico e fazem uma mistura com outro, fundindo-se num só. Fê-lo "A Vida de Brian", com filmes biblicos, "Hot Fuzz", com filmes de acção e "Zombieland" com os filmes de zombies. Estas fusões gerão até alguns novos géneros de filmes que acabam por pegar. Eis agora a prova viva de que o western misturado com comédia resulta. Eis "Rango"!


Este filme é a prova viva que essas fusões que vos falo ainda estão muito presentes. E tendo em conta que o recente "True Grit" provou que os westerns não estão mortos, Rango" prova que a fusão de comédia com western ainda tem muito para contar.

"Rango" conta-nos a história de um camaleão doméstico que gosta de interpretar diversos tipos de personagens. Quando se perde e é abandonado no deserto, vai parar a uma vila chamada "Dirt", onde rapidamente inventa uma identidade ( denominado-se "Rango") onde é rapidamente visto como heroi  e numa posição onde rapidamente verá que a responsabilidade é maior do que parece.

Fiquei extremamente impressionado com este filme, pela positiva. Achava que iria gostar mas não desta forma. Vamos por partes.
Eu tenho noção de que é uma formula que já foi vista e até mais do que uma vez. Algum  desconhecido chega a uma cidade e é reconhecido como um herói, apesar de não o ser. Mas a forma como "Rango" define essa fórmula é diferente e única ( ligeiro spoiler, aqui). Normalmente o humor dessas histórias vem do facto da personagem que esconde ter piada a esconder esse segredo. Aqui não vem só desse facto, porque a personagem está estupidamente bem desenvolvida porque esse seu segredo durante maior parte do filme é mantido assim porque ele entra numa outra personagem, Eu sei que pode parecer confuso mas se virem o filme acho que vão perceber.

Para além disso o argumento, mesmo com algumas piadas recicladas de outros sitios e não tão boas, está muito bem escrito e é suportado por personagens muito boas e com vozes excelentes. Resulta como comédia, no geral, mas consegue contar uma história ( em muitas partes pouco adequada para crianças, verdade seja dita) com cabeça, tronco e membros e desenvolvê-la, mesmo que acabe por ser previsível no fim, o que não importa porque entretém na mesma.Como disse tem também personagens interessantes que ficam na memória de quem os vê e que estão suficientemente desenvolvidos para tal e têm grandes interpretações de voz (com principal destaque a Johnny Depp que interpreta aqui o papel principal.).

E a juntar a tudo isto temos das melhores animações a computador que já vi num filme. Olhando para os visuais é dificil não ficar admirado com o realismo de tudo aquilo. Eu sei que estou a falar de animais que falam e tal mas, a sério, olhando para a forma como a animação está feita, por instantes parece um filme do Clint Eastwood quando fazia de cowboy. É sem duvida uma parte contribuinte para que seja tão bom.

Penso que algumas piadas não resultam tão bem como deveriam e a certa altura perto do fim o filme arrasta-se demasiado. Mas é, sem dúvida alguma, um filme de animação sublime. Não deverá agradar a todos como me agradou a mim mas é um filme bem feito e vê-se com muita facilidade.

Opinião final:

"Rango" é um daqueles filmes de animação que dá gosto ver, ao nivel de muitos da Pixar. É capaz de demorar algum tempo a gostar e tem algumas piadas recicladas e previsibilidade mas compensa pelo western com elementos de comédia que é, boas personagens e uma das melhores animações computorizadas já feitas, fazendo com que Rango seja, uma vitória bastante bem animada.

Classificação: 94%

Sem comentários:

Enviar um comentário