quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Critica - "White Chicks"

Sejam benvindos à primeira critica de 2011. Este foi o primeiro filme ( que ainda não tinha visto, realça-se) que vi este ano e não se pode começar o ano sempre de boa maneira. Espero que o vosso tenha começado melhor porque eu tive de levar com "White Chicks".

WHITE CHICKS ( 2004)

Peço-vos que sejam sinceros ( deixem nos comentários, se quiserem). Olhando para este poster e para este titulo, parece-vos um bom filme de comédia?
Ok, então deixem me só dar-vos a premissa.

Dois irmãos, Kevin e Marcus (intepretados por Shawn e Marlon Wayans), são agentes do FBI, onde costumam ser agentes infiltrados em missões. Depois de acidentalmente estragarem a última missão, são postos numa outra, para salvarem os empregos,  que consiste em proteger umas irmãs , filhas de um magnata dos hoteis, e levá-las para um concurso de beleza, pois há indicios de que alguem as tenciona raptar. Infelizmente, as raparigas sofrem uns arranhõezitos e recusam-se a sair do Hotel naquele estado. O que fazem ambos, naturalmente? Claro, vestem-se iguaizinhos a elas e fingem que são as raparigas. Entretanto ficam amigos das supostas amigas, um deles apaixona-se por uma reporter, o outro é casado e a mulher pensa que ele a anda a trair e assim por diante.

Vamos por partes. O filme é mesmo muito mau. É o conceito de boa parte das ( más) comédias modernas: não ter piada nenhuma. E, como se isso não bastasse, as piadas que não fazem jus ao nome, muitas delas nem sentido fazem e estão horrivelmente mal feitas.

O que acontece é que muitas das coisas não fazem sequer sentido Para começar, a premissa desde o inicio que estava condenada.Porem dois individuos de raça negra a fingirem que são loiras é receita para o mau filme. Mas isso não lhes chegou. O filme está cheio de piadas horríveis, interpretações lastimosas e falhas de argumento completamente estúpidas. A começar pelo facto de NINGUÉM reparar que não são as duas raparigas que todos conhecem. É certo que a maquilhagem faz maravilhas e que, estando razoavelmente disfarçados, não parecem de maneira nenhuma os dois individuos. Mas não parecem raparigas também, verdade seja dita. A olhar para elas mais parecem as primas albinas do Michael Jackson. E o mais impressionante é que o disfarce resulta. Nestes filmes todas as pessoas são perfeitos atrasados mentais e pronto.

O argumento está cheio, repleto de todos os clichés possíveis nos maus filmes de comédia modernos. E, como é óbvio, nenhum deles tem piada. Duas vezes nos são atiradas aos olhos piadas sobre alguém a levar um murro nos testiculos e, juro-vos, a pior piada de peidos da história do cinema ( embora não haja muitas boas piadas com puns).

Este filme é uma espécie de " Surviving Christmas" ( cuja critica podem encontrar aqui mesmo), na medida em que se classifica ( mas não qualifica) como comédia e depois vai se a ver e a piada ficou noutro sitio qualquer. Só que o "Surviving Christmas" tinha uma premissa até razoavelmente engraçada, que acabaram por estragar. " White Chicks" está condenado do principio ao fim. Quando sei que teremos um filme sobre dois pretos que se vestem de gajas loiras e agem como elas, o caldo está mais que entornado. Está entornado e tem ácido sulfúrico lá dentro.

A gota de água é que para além de ser ridiculamente sem graça, é dolorosamente chato. CHATO CHATO CHATO. E o filme tem mais de 100 minutos. E, caso ainda não tenham percebido, é chato. Tive mesmo de andar para a frente em várias partes e isso não é nada bom sinal. Parece sempre que nunca mais acaba. É como um daqueles filmes de autor, mas com travestismo ( e daí...)

Pus me a pesquisar sobre a malta por detrás desta obra de ficção e descobri que este atentado cinematográfico tem 6 ARGUMENTISTAS. E isso diz muito sobre a sua qualidade. A última vez que vi um filme com 6 argumentistas acabei por o considerar o meu filme favorito. O que não deixa de ser irónico.

Em relação às personagens e respectivas interpretações deixam mesmo muito a desejar. São completamente desinteressantes e a maior parte das interpretações é apenas fraquissima ( incluindo os irmãos Wayans, a quem eu muita piada acho nos filmes do Scary Movie. Deviam ter ficado por aí). O único que se safa minimamente é Casey Affleck, e mesmo assim o argumento tira muito do brilho.

A única coisa positiva que eu posso dizer deste filme é que algumas cenas até têm piada. Contam-se pelos dedos de uma mão. Sorri nalgumas mas em nenhum momento ri, a bom rir. E não são essas que compensam o verdadeiro fiasco que é.

Opinião final:

"White Chicks" é uma tentativa de comédia que passa milhas ao lado pois rir não o faz. Um argumento fantasticamente mau, juntamente com interpretações a condizer, está a a par de todas as comédias modernas que tendem a ir para o mesmo género.

Classificação 19 %

Sem comentários:

Enviar um comentário