segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Critica - "Little Fockers"

Devo confessar que não estava com as expectativas em alta para este filme. O trailer não me pareceu muito apelativo e por isso não me pareceu que fosse ser uma grande obra de cinema. De facto não o é e a critica tem demonstrado as duras opiniões negativas para com "Little Fockers"


Antes de falar do filme, deixem me começar por falar dos dois anteriores, que o precederam. "Meet The Parents" saiu no ano 2000 e era uma comédia sobre um individuo chamado Gaylord ( Greg) Focker, que iria finalmente conhecer os pais da namorada, sendo que o seu sogro é um homem conservador e que se preocupa demasiado com a filha. Apesar de ter algumas piadas meio forçadas, o filme é bastante engraçado e posso dizer que fiquei bastante satisfeito quando o vi. "Meet The Fockers" saiu 4 anos depois, onde Greg levaria a sua nova familia a conhecer os pais e prometia continuar a saga destas personagens. Também gostei e a adição de Barbra Streisand e de Dustin Hoffman é mesmo muito boa. Tem algumas piadas parecidas com o anterior mas devo dizer que gostei também desta sequela. Não creio que seja tão boa como o filme anterior porém é divertida também.

Esta sequela é, em duas palavras, fraca e desnecessária. Não quero com isto dizer que tenha achado o filme mau. Também não gostei assim muito mas o problema é que é o 3º filme de uma trilogia ( espero) cujos dos primeiros eram bastante divertidos. Neste a diversão é uma coisa intermitente. Algumas piadas são bastante parvas e por vezes não têm muita graça

"Little Fockers" leva-nos mais uma vez à vida de Greg Focker e da sua mulher Pam, agora pais de duas crianças gémeas, um rapaz e uma rapariga. O seu aniversário está próximo e isso quer dizer que os sogros Jack e Blythe vêm à cidade. O filme não têm uma linha de acção muito definida. Tem vários subplots que eventualmente levarão à festa de aniversário dos gémeos.

Vou ser sincero, achei que o filme tinha muitas falhas no argumento. Não é nada de horrivel e não creio que ganhe o Razzie para o qual está nomeado. Só que é por essa razão que eu acho que o filme está bastante fraco comparado aos dois anteriores. A maior parte das piadas é meio reciclada só que noutros contextos e uma boa parte não faz rir lá muito e, confesso, algumas até são previsiveis demais. O conflito entre o genro e o sogro é continuado pela terceira vez mas de forma um pouco estranha, por vezes. Para além disso, algumas personagens são completamente postas de parte como Blythe ou Pam, que supostamente tinham um papel principal importante nos outros dois filmes. O filme chama-se "Little Fockers" mas o foco principal durante boa parte do filme não são os miudos. É, mais do que nunca, entre Greg e Jack, genro e sogro. Já se passaram uns bons 10 anos mas não há maneira do velho mudar de opinião. E isso é mais ou menos repetir o que já foi feito antes.

Porém, como já disse, não possa dizer que tenha desgostado do filme. É um filme "mais ou menos". Porque como sequela é mesmo deveras desnecessário. Até o segundo o era um bocado. Este ainda o é mais. Porque não traz nada de novo e está muito menos bem feito que os dois primeiros.

Devo, no entanto realçar, que no que toca a sequelas gosto sempre de ver um filme como um todo, sem sucessores nem antecessores. Nesse aspecto "Little Fockers", é capaz de agradar a alguns espectadores. Devo também de referir que, ao contrário do que muitos criticos dizem, não achei as representações assim tão más. Nota-se que o entusiasmo e brilho que tinham não é o mesmo, mas são bons actores e fazem bem o seu papel. Para terminar, houve algumas partes que gostei. Gostei da perseguição de De Niro ao Ben Stiller no metro. Gostei ( e esta não faço ideia porquê) da cena em que o Ben Stiller injecta a pila do sogro para lhe tirar a erecção. E apreciei a última meia hora de filme,na festa de aniversário, onde há uma literal luta entre genro e sogro e uma homenagem, que me fez rir deveras, ao filme "O Tubarão".

Problema maior: o fim dá a entender que haverá um 4º filme. Tendo em conta que Dustin Hoffman quase não entrou neste ( o que é pena, porque é a melhor personagem, na minha opinião) é possivel que não aconteça. Espero que não cometam esse erro

Opinião final:

Não é exactamente um bom filme mas não concordo com algumas opiniões negativas que têm vindo ao de cima. O seu maior defeito é ser precedido de duas comédias divertidas, caracteristica essa que não passou para estasegunda sequela. A confusão em que está o argumento e algumas piadas sem risos, fazem com que "Little Fockers" não conquiste como devia.

Classificação: 56%

Sem comentários:

Enviar um comentário